Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha de vacinação contra a Gripe

Campanha de vacinação contra a Gripe

por Fernando Antonio da Cunha Oliveira publicado 07/05/2018 16h05, última modificação 10/05/2018 08h41

Campanha de Vacinação contra Gripe

Tripla proteção

A vacina trivalente, distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os três principais tipos do vírus da gripe que mais circulam no Estado e no país, o Influenza A H1N1 e H3N2 e o Influenza B.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra o vírus cai progressivamente e o vírus passa por frequentes mutações.

Quem pode receber a vacina pelo SUS?

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • Gestantes;
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);
  • Mulheres e homens com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores da área da saúde;
  • Povos indígenas;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade (Grupos com Comorbidades);
  • Professores de escolas públicas ou privadas.

Proteja-se

• Lave bem as mãos com água e sabão;
  • Beba bastante água. Manter as vias respiratórias bem hidratadas dificulta a entrada de vírus e bactérias;
  • Evite locais com muitas pessoas e com pouca circulação de ar;
  • Mantenha a janela do ônibus sempre aberta, mesmo em dias mais frios;
  • Sempre jogue os lenços de papel no lixo;
  • Nunca use as mãos para tossir ou espirrar;
  • Ao tossir ou espirrar, use a parte interna do braço, na área superior das mangas da roupa;
  • Evite compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
  • Crianças menores de seis meses, que ainda não receberam todas as vacinas, não devem ser expostas a locais com aglomerações de pessoas, como shoppings e ônibus;
  • Não tome medicamentos sem orientação médica;
  • Diante de qualquer sintoma de gripe, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

O processo para ser vacinado é muito simples, basta a pessoa se dirigir a um dos postos de saúde com o cartão SUS – Sistema Único de Saúde e a Caderneta de vacinação.
A vacina já está disponível nas Unidades de Saúde do nosso município.

Atenção para o calendário de vacinação corespondente ao dia D:

A vacina estará disponível nas Unidades de Saúde do nosso município da seguinte maneira:

Dia 12/05, o Dia D. O dia D será realizado na sede do nosso município e nos distritos de São Sebastião do Pontal e Fátima do Pontal no dia 12/05 (sábado), nas salas de vacinação das Unidades de Saúde das 08:00 às 17:00 horas.

Dia 14/05 (segunda-feira) no distrito de Estrela da Barra das 09:00 às 16:00 horas.

Dia 16/05 (quarta-feira) em Gracilândia das 09:00 às 13:00 horas.

Dia 18/05 (sexta-feira) em Aparecida do Paranaíba das 09:00 às 13:00 horas.

Procure a unidade de saúde mais próxima de você e vacine-se.

Não se esqueça de levar seu cartão SUS e sua caderneta de vacina.

Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Carneirinho, gestão 2017/2020

Vacina contra a gripe 2018 Vacina contra a gripe 2018