Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conhecendo a História do nosso Município.

Conhecendo a História do nosso Município.

por Livia Vilela publicado 28/04/2018 18h19, última modificação 28/04/2018 18h19
Hoje, completando 26 anos de emancipação.

Conhecendo a história do nosso município.

Nosso município foi fundado no dia 15 de novembro de 1954 pela família Carneiro, daí a origem do nome, Carneirinho.

A história teve início na Fazenda Bom Sucesso, nas nascentes do Córrego da Mutuca.

Em 1941, às margens do Córrego da Mutuca, abriu-se um armazém e, em torno dele, foram se agrupando algumas casas, sendo que a primeira capela foi construída em 1952, consagrada a Nossa Senhora Aparecida.

Em 1952, foi doado, pelo senhor Marcondes Alves de Queiroz, um terreno para construção de uma escola. Com a necessidade de estudar de seus filhos, muitas famílias foram construindo suas casas ao redor da escola, dando origem ao povoado e aumentando a população.

Em 30 de dezembro de 1962, através do esforço de vários líderes políticos, finalmente foi instalado o distrito de Carneirinho, pertencente na época ao Município de Iturama.

No ano de 1992, o governador Hélio Garcia criou 46 novos municípios em Minas Gerais, dentre eles, Carneirinho, que em 28 de abril de 1992, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, através da Lei 10.704, foi oficialmente criado. A exatamente 26 anos atrás.

A História Política de Carneirinho

Após o nosso município ser criado, foi nomeado pelo Governador Hélio Garcia, como intendente do município, o atual Prefeito, Cássio Rosa de Assunção.

Em 1º de janeiro de 1993, após a primeira eleição municipal, tomou posse o primeiro prefeito eleito do nosso município, João Tiago de Queiroz. Neste mandato nosso atual prefeito, Cássio Rosa de Assunção assumiu o cargo como 1º Chefe de Gabinete de Carneirinho.

Em 1º de janeiro de 1997, foi empossado o segundo prefeito eleito do município, nosso atual Prefeito, Cássio Rosa de Assunção.

Em 1º de janeiro de 2001, tomou posse o terceiro prefeito eleito do município, João Tiago de Queiroz, que permaneceu no cargo até dezembro de 2004.

Em 1º de janeiro de 2005, assume pela segunda vez o cargo de prefeito, Cássio Rosa de Assunção, sendo o quarto a assumir o município desde sua emancipação.

Em 1º de janeiro de 2009, assumiu a primeira mulher como prefeita do município de Carneirinho, Dalva Maria de Queiroz Tiago.

Em 1º de janeiro de 2013, assumiu o cargo de prefeito do município, Willian Martins Maia.

E no dia 1º de janeiro de 2017, assumiu o cargo de prefeito municipal, novamente, Cássio Rosa de Assunção, e seu vice - prefeito, Edilson Lima.

Resumimos brevemente a história do nosso município, para que todos pudessem relembrar e alguns até mesmo conhecer a trajetória de luta e trabalho realizados ao longo desses 26 anos de emancipação, onde líderes políticos e membros da nossa comunidade trabalharam bravamente por nossa emancipação e desenvolvimento.

Parabenizamos mais uma vez o nosso querido município pelos seus 26 anos de emancipação e a toda população de nossa querida cidade (Sede, Distritos e Vilas).

Nas imagens abaixo vocês poderão acompanhar as publicações da época que marcaram a história do nosso município.

Jornal do ano de 1992, quando o Governador, Hélio Garcia criou 46 novos municípios em Minas Gerais, dentre eles o nosso município.

Criação do nosso município.

Primeiro mandato Cássio

2 mandato Cássio