Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Secretaria Municipal de Saúde promove Capacitação para familiares e cuidadores de pessoas idosas em nosso município.

por Livia Vilela publicado 17/12/2018 10h02, última modificação 17/12/2018 10h02

No dia 29 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação para familiares e cuidadores de pessoas idosas em nosso município.

A capacitação aconteceu na Câmara Municipal e abordou vários temas extremamente importantes nos cuidados de pessoas idosas, seja para o familiar ou para o cuidador. Participaram da capacitação, cuidadores e familiares de todo o nosso município.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Gilmar, fez a abertura já abrangendo assuntos delicados sobre a convivência e atenção com o idoso assistido, após a abertura foi a vez da Dra. Mariana Barbato, Médica de família da ESF João Soares de Assunção que falou sobre como detectar problemas de saúde em idosos. Após isso, a Dra. Lara (fisioterapeuta do NASF), falou sobre os Gigantes da Geriatria, onde conversou com todos os participantes sobre as enfermidades e incidentes que acometem os idosos do Brasil e do nosso município.

A enfermeira Fabiana Vasconcelos Leão, deu orientações gerais quanto á prevenção de úlceras de decúbito e emergência em domicílio, a fisioterapeuta do NASF, Deiszyelly falou sobre mobilidade e transferência desses pacientes que se encontram acamados ou já com alguma dificuldade de locomoção.
A dentista da ESF João Soares de Assunção, foi a responsável em dar orientações quanto à saúde bucal e a importância de um acompanhamento período desses pacientes.

Para finalizar a capacitação o Dr. Gilmar que é Farmacêutico e Bioquímico, Auditor em Saúde e o Gestor Municipal de Saúde do nosso município deu orientações quanto ao uso de medicamentos, um assunto muito importante não só para os idosos e sim para todos nós, já que o uso inadequado e a superdosagem, oferecem grandes riscos independente de idade.

Gostaríamos de parabenizar o Secretário Municipal de Saúde e toda a sua equipe pela excelente capacitação e agradecemos a presença de todos neste dia de muito conhecimento.

Capacitação familiares e cuidadores idosos 2018 Capacitação familiares e cuidadores idosos 2018