Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tríplice viral, vacina contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de você e vacine-se.

Tríplice viral, vacina contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de você e vacine-se.

por Livia Vilela publicado 21/02/2018 09h16, última modificação 21/02/2018 09h16

Seu cartão de vacinação está em dia?

Hoje vamos falar sobre a vacina Tríplice viral que protege contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba.

Vejam abaixo algumas informações sobre essas três doenças:

Sarampo: É uma doença viral extremamente contagiosa e muito comum na infância, podendo evoluir com complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte. A transmissão da doença ocorre diretamente de pessoa a pessoa, através de gotículas do nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas pelo vírus. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

Rubéola: é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.

Caxumba: é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação não só nas glândulas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais.
Na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera. Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer as seguintes complicações: inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez. O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião.

Fonte: https://drauziovarella.com.br/

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde do nosso município e a faixa etária para ser vacinado é:
12 meses
15 meses
02 a 29 anos
30 a 49 anos

O horário de atendimento das nossas Unidades são das 07:30 às 16:30.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima de você!

Tríplice viral

Contracheque

Nota fiscal eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica
Portal da transparência
  Portal da Transparência

Acesso a informação

Atendimento Público

Atendimento